• facebook-square

REGULAMENTOS DA 5ª MOSTRA LIVRE DE CINEMA

 

APRESENTAÇÃO

A 5° Mostra Livre de Cinema é um festival internacional de filmes, que acontece em 20 cidades do estado de São Paulo. A Mostra acontece entre os dias 07 e 28 de Setembro, com programação diversa, com o objetivo de promover acessibilidade, fruição de conteúdo cultural audiovisual, formação de público, promoção de conhecimento e fomento de cinema fora do eixo das grandes capitais brasileiras.


POR FAVOR, CONSULTE REGRAS ESPECÍFICAS DIRETAMENTE COM A COMISSÃO ORGANIZADORA DA MOSTRA.
 


A 5° Mostra Livre de Cinema torna público, para conhecimento dos interessados, o conjunto de regras que orientarão a seleção e premiação de obras cinematográficas brasileiras de filmes de curta, média e longa-metragem.

A realização da Mostra é uma iniciativa da empresa Frame7 Cinema, com apoio institucional do Ministério da Cultura (MINC).

  1. CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO

1.1 A Mostra Livre de Cinema compreende a exibição de filmes previamente inscritos por meio de inscrição online em mostras competitivas e paralelas que compreendem:

I. 10 filmes de todos os gêneros que componham a MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL, com duração superior a 60 minutos, falados ou legendados na língua portuguesa, que competirão nas categorias de longa-metragem;

II. 10 filmes de todos os gêneros que componham a MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL, com duração inferior a 20 minutos, falados ou legendados na língua portuguesa, que competirão nas categorias de curta-metragem.

III. 10 pilotos de séries brasileiras de todos os gêneros que componham a MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL, com duração inferior a 60 minutos, que estejam sendo vinculados a uma exibidora dentro do território nacional, falados ou legendados na língua portuguesa, que competirão nas categorias de série.

IV. Filmes que integrem as respectivas Mostras Paralelas ( Fora de Competição ), podendo ser selecionados entre os inscritos, ou convidados especiais para as Mostras seguindo suas prévias orientações e descrições,:

Mostra Realizadoras

10 Curta Metragens Falados ou Legendados em Português realizados por mulheres com identidade de gênero feminino. Com exibição paralela à Mostra. Fora de Competição.

 

Mostra de Cinema Negro

10 Curta Metragens Falados ou Legendados em Português produzidos por realizadores negros. Com exibição paralela à Mostra. Fora de Competição.

 

Mostra Filmes Acessíveis

10 Curta Metragens com acessibilidade, audiodescrição e legenda descritiva. Com exibição paralela à Mostra. Fora de Competição.

 

Mostra Proibida

10 Curta Metragens Falados ou Legendados em Português com Classificação 16/18 anos. Com exibição paralela à Mostra. Fora de Competição.

 

Mostra Infantil

10 Curta Metragens Falados ou Legendados em Português com temática infantil, com classificação livre. Com exibição paralela à Mostra. Fora de Competição.

1.2 Os filmes concorrentes nas MOSTRAS COMPETITIVAS NACIONAL E INTERNACIONAL deverão:

I. ser inscritos por pessoas físicas ou jurídicas;

II. terem sido concluídos a partir de 1º de Janeiro de 2017 e

III. não terem participado de seleções em edições anteriores da Mostra.

 

1.3 A inscrição de filmes e séries implicam na aceitação das regras do REGULAMENTO da Mostra, prevendo sua projeção, se selecionado:

I. O cronograma das exibições, assim como as cidades por onde os filmes irão passar serão anunciados até 20 dias antes do início da Mostra. Todas as exibições terão prévio anuncio aos selecionais;

II. Todos os filmes e séries das exibições previstas, terão formato padrão de exibição digital, sendo especificado aos selecionados previamente.

1.4 Não poderão concorrer, direta ou indiretamente, nesta seleção:

I. a pessoa física que seja cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o segundo grau, de:

a) administrador, dirigente ou associado com poder de direção ou produção da Mostra Livre de Cinema ou da empresa Frame7 Cinema;

b) agente público com cargo em comissão ou função de confiança das respectivas Secretarias de Cultura das cidades apoiadoras da Mostra;

c) membros da Comissão de Seleção ou de Júri Oficial da Mostra; e

II. a pessoa jurídica cujo dirigente, administrador, proprietário ou sócio com poder de direção seja cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o segundo grau, de:

a)      membros que componham o grupo de apoiadores financeiros direta ou indiretamente ao evento;

 

b)      membros da Comissão de Seleção ou do Júri Oficial do Festival.

 

  1. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO DE FILMES

2.1 As inscrições dos filmes serão feitas de 28 de Abril de 2018 a 28 de Julho de 2018, até 23h59min, da seguinte maneira:

I. submeter formulário de inscrição devidamente preenchido, aceitando o respectivo regulamente, através da plataforma WWW.FILMFREEWAY.COM;

II. contendo obrigatoriamente o upload do material na mesma plataforma:

a) link do filme, hospedado em plataforma audiovisual de livre acesso a terceiros mediante ou não inserção de senha (a senha, caso haja, deve ser informada no campo específico indicado para a finalidade no formulário de inscrição);

b) classificação indicativa do filme ou série, conforme definição do Ministério da Justiça.

III. pagamento de taxas de inscrição mediante valores referenciais de cada categoria:

a) Inscrições gratuitas para filmes, ou séries realizadas, ou que possuam produtoras com sede nos 645 municípios do Estado de São Paulo.

b) Filmes de outros Estados Brasileiros realizam pagamento de taxa simbólico referente a manutenção de sistema de inscrição. Os valores referenciais estarão discriminados na plataforma de inscrição WWW.FILMFREEWAY.COM.

c) Filmes estrangeiros realizam pagamento de taxa simbólico referente a manutenção de sistema de inscrição. Os valores referenciais estarão discriminados na plataforma de inscrição WWW.FILMFREEWAY.COM.

 

2.2 Todas as despesas de inscrição, ou encargos para envio do material ficam a cargo do remetente do projeto.

 

  1. SELEÇÃO DOS FILMES E SÉRIES QUE PARTICIPARÃO DAS MOSTRAS

3.1 A seleção dos filmes e pilotos de séries inscritos, com a definição de quais projetos participarão das mostras competitivas, será realizada por comissões curadoras constituídas por profissionais com comprovada experiência na área de cinema brasileiro, sendo:

I. 1 comissão com 3 integrantes para selecionar 10 filmes com duração superior a 60 minutos, que competirão nas categorias de longa-metragem; e

II. 1 comissão com 3 integrantes para selecionar 10 filmes com duração inferior a 20 minutos, que competirão nas categorias de curta-metragem;e

II. 1 comissão com 3 integrantes para selecionar 10 pilotos de série com duração inferior a 60 minutos, que competirão nas categorias de série.

IV. 1 comissão com 5 integrantes que irão selecionar os filmes das Mostras Paralelas não competitivas descritas no item 1.IV.

3.2 A lista dos filmes selecionados para as mostras competitivas será divulgada até o dia 06 de agosto de 2018.

3.3 Não serão aceitos dentro da programação da Mostra Livre de Cinema nenhum projeto audiovisual que contenha conteúdo discriminatório, ou difamatório referenciando credo, raça, gênero ou ideologia. Ficando a cargo da organização, mesmo se selecionado a exclusão do filme ou série da programação de seleção.

3.4 Também não serão aceitas posturas discriminatória, de assédio, ou difamatórias e injustificáveis de realizadores, ou presentes no evento, que compreenda a segregação dos conceitos de inclusão que a Mostra Livre de Cinema tem como base.   

  1. PROCEDIMENTOS PARA FILMES E SÉRIES SELECIONADOS PARA AS MOSTRAS

4.1 Os realizadores dos filmes e séries selecionados para as mostras deverão enviar:

I. diretamente para a organização mediante a convocação em pasta dentro da plataforma DRIVE ( www.google.com.br/drive ) até 23h59 de 15 de agosto de 2018:

a) filme ou episódio de série em formato digital MOV H.264 com tamanho superior ou igual a 1920x1080, com áudio superior ou igual a canal 2.0 STEREO, com taxa de framerate previamente especificado;

b) legendas em STR, em português ou inglês, e lista de diálogos do filme, em português, em arquivo de formato .doc, para fins de legendagem eletrônica e audiodescrição;

c) material promocional, ou making of do filme para divulgação da assessoria de imprensa:

d) Sinopse, informações técnicas, elenco, ficha técnica, texto e filmografia do(s) diretor(es), em arquivo de formato .doc ou .pdf;

e) 3 fotos do filme e 1 foto do diretor, em arquivo .tif ou .jpg, com resolução 300dpi, devidamente identificadas e creditadas;

4.1.1 Caso o realizador deseje, poderá enviar o filme com legenda em inglês on screen.

4.1.2 O endereço físico da Coordenação da Mostra Livre de Cinema é:

MOSTRA LIVRE DE CINEMA

Avenida Comendador Luciano Guidotti,85/01

Higienopolis – Piracicaba/SP – 13417-370

 

5.       PREMIAÇÃO NAS MOSTRAS POR JÚRIS OFICIAIS

5.1. O Júri Oficial de cada categoria das mostras competitivas será constituído por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas com comprovada experiência, designados até 15 dias antes do início do Festival:

I. 3 jurados para os filmes concorrentes nas categorias de longa-metragem e série televisiva;

II. 3 jurados para os filmes concorrentes nas categorias de curta-metragem.

III. 3 jurados para projetos de série concorrentes nas categorias de série televisiva.

5.2 O Júri Oficial avaliará os filmes e séries concorrentes em cada categoria e indicará os vencedores de cada prêmio, mediante decisão fundamentada a partir de critérios técnicos e artísticos, conforme as seguintes categorias do “Espirito Livre”:

I – Categoria de longa-metragem:

Melhor Filme de longa-metragem

International Free Spirit Feature Award

Troféu “Free Spirit” para melhor filme de longa metragem da MOSTRA INTERNACIONAL.

II – Categoria de curta-metragem

Melhor Filme de curta-metragem

International Free Spirit Short Film Award

Troféu “Free Spirit” para melhor filme de curta metragem da MOSTRA INTERNACIONAL.

III – Categoria de série televisiva

Melhor Série Brasileira de TV

Free Spirit TV Series Award

Troféu “Free Spirit” para melhor série televisiva da MOSTRA NACIONAL.

5.2.1 A decisão de entrega de Prêmio Especial do Júri, ou Menção Honrosa é facultativa e deve ser definida em relação a cada uma das categorias.

5.2.2 O Júri Oficial não poderá dividir ou criar prêmios adicionais, além dos prêmios previstos neste Regramento.

6.       PREMIAÇÃO NAS MOSTRAS POR JÚRI POPULAR

6.1 O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolherá os filmes concorrentes aos melhores filmes das categorias curta e longa-metragem das Mostras Paralelas,  conforme as seguintes categorias do “Espirito Livre Prêmio da Audiência”:

I – Mostra Realizadoras

Audience Free Spirit

Troféu “Audience Free Spirit” para o melhor filme da Mostra Paralela Realizadoras, segundo votação do público.

 

II – Mostra de Cinema Negro

Audience Free Spirit

Troféu “Audience Free Spirit” para o melhor filme da Mostra Paralela de Cinema Negro, segundo votação do público.

 

III – Mostra Filmes Acessíveis

Audience Free Spirit

Troféu “Audience Free Spirit” para o melhor filme da Mostra Paralela de Filmes Acessíveis, segundo votação do público.

 

IV – Mostra Proibida

Audience Free Spirit

Troféu “Audience Free Spirit” para o melhor filme da Mostra Paralela Proibida, segundo votação do público.

 

V – Mostra Infantil

Audience Free Spirit

Troféu “Audience Free Spirit” para o melhor filme da Mostra Paralela Infantil, segundo votação do público.

 

 

6.2 A avaliação popular será aferida pelo formulário oficial de votação da Mostra, que estará disponível na plataforma do site oficial do evento, a partir de 01 de setembro de 2018.

6.3 O Júri Popular decidirá sobre os seguintes prêmios :

I. Melhor Filme na categoria de curta-metragem para filme da MOSTRA REALIZADORAS: prêmio oferecido por parceiros da Mostra.

II. Melhor Filme na categoria de curta-metragem para filme da MOSTRA CINEMA NEGRO: prêmio oferecido por parceiros da Mostra.

III. Melhor Filme na categoria de curta-metragem para filme da MOSTRA FILMES ACESSÍVEIS: prêmio oferecido por parceiros da Mostra.

IV. Melhor Filme na categoria de curta-metragem para filme da MOSTRA PROIBIDA: prêmio oferecido por parceiros da Mostra.

V. Melhor Filme na categoria de curta-metragem para filme da MOSTRA INFANTIL: prêmio oferecido por parceiros da Mostra.

6.3.1 A divulgação dos prêmios ocorrerá no dia 29 de setembro de 2018, na cerimônia de encerramento da Mostra.

 

6.4 A Mostra Livre de Cinema entregará dentro da programação o Troféu Legend Spirit.

Troféu entregue a homenageado especial da Mostra Livre de Cinema por sua carreira e desempenho artístico no universo do cinema brasileiro.

7.       CANAL DE ATENDIMENTO

7.1 As dúvidas sobre este conjunto de regras poderão ser enviadas para o endereço eletrônico frame7cinema@gmail.com.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now