mINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, POR MEIO DA SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS
APRESENTAM:
BONITA DE
ROSTO
MOSTRA REALIZADORAS CURTA-METRAGEM
Celina descobre que nunca poderia ser considerada a garota mais bonita de sua sala de aula. Ela tentará de tudo para perder peso e acabar com o bullying que começou a sofrer na escola.
Dir: ANA SQUILANTI
Brasil
EL FUEGO QUE
HEMOS
CONSTRUIDO
MOSTRA REALIZADORAS CURTA-METRAGEM
Uma adolescente planeja seu próprio sequestro com a ajuda do namorado e da melhor amiga. Sonham em ir morar nos Estados Unidos para ter o filho que esperam; porém, a situação foge do controle e ela se torna vítima do seu próprio jogo.
Dir: FERNANDA TOVAR MASVIDAL
MÉXICO
QUANDO DISSE
ADEUS ACHEI
QUE TIVESSE IDO
MOSTRA REALIZADORAS CURTA-METRAGEM
Vinda de uma família do sertão mineiro onde as mulheres comumente sofrem de depressão, Juliana traça um paralelo entre a depressão da mãe e a chegada da sua própria, ambas inseridas no contexto social e cultural de uma das regiões mais pobres do país.
Dir: JULIANA MAGALHÃES
BRASIL
MANCHÁ KU
GOSO
MOSTRA REALIZADORAS CURTA-METRAGEM
“Manchá ku Goso” (Manchado de Alegria) é uma exploração surrealista e catártica do auto-perdão e da compaixão, descobrindo que o verdadeiro amor-próprio não consiste em apagar falhas, mas em aceitá-las como partes integrantes da sua identidade. O filme termina com uma nova confiança e um inabalável senso de identidade, convidando o público a abraçar suas vulnerabilidades e embarcar em seus próprios caminhos em direção à autodescoberta e aceitação.
Dir: VESUHELY AMERICAAN
CURAÇAO
LÍNEAS NADA
MÁS
MOSTRA REALIZADORAS CURTA-METRAGEM
Ele fez uma viagem. De norte a sul. Enquanto ele se afastava, recebi sua carta, a carta mais triste. Ficou guardado por muito tempo. Um dia, embora a dor não deixasse, quis revisitá-la. Finalmente me curei e comecei a desenhar linhas e mais linhas que deram origem a essa animação. Entre paisagens e memórias exploro a raiva, o amor e a nostalgia num movimento no tempo e na distância.
Dir: LUISA FERNANDA ABRIL
COLÔMBIA
SHAN SHAN
MOSTRA REALIZADORAS curta-metragem
Uma garota continua lutando com sua identidade e gênero. Ela foi tratada como um menino para crescer, então tudo sobre o gênero a deixava confusa. Ela tentou agir como uma garota e finalmente desistiu. Essa história é baseada na minha própria experiência, nasci em uma cidade natal tradicional e naquele lugar sempre pedimos às meninas que sejam damas e aos meninos que sejam durões. Usei muitos anos para descobrir minha verdadeira mente, tentei descobrir o que sou. Agora percebo que essas coisas não são importantes, seja menino ou menina, sou apenas eu mesmo. Espero que todos possam amar a si mesmos e encontrar a verdadeira liberdade.
Dir: SHEN GAO
REINO UNIDO
SHTANDER,
SHTANDER,
KATYA!
MOSTRA REALIZADORAS curta-metragem
Uma história sobre o relacionamento de dois adolescentes, que se viam como amigos, mas neste verão ele se apaixonou por ela. Ela não consegue responder da mesma forma, mas tem medo de perder a amizade até que um jogo bobo destrua tudo.
Dir: ALEXANDRA SHADRINA
ESTÔNIA
DALVA DA RUA
SETE
MOSTRA REALIZADORAS curta-metragem
Dalva é uma idosa negra que mora sozinha há muito tempo depois de criar os filhos e netos na periferia de São Paulo. A cada segundo que passa, ela se sente mais presa na inércia do seu dia a dia, até que, num impulso calculado, decide mudar completamente de vida.
GAB LOURENZATO
Brasil
RECETTE
GRIGRETTE
MOSTRA REALIZADORAS curta-metragem
Uma jovem bruxa se apaixona e decide criar sua própria poção do amor. Após um longo processo, ela consegue oferecer as flores polvilhadas com a poção ao seu futuro amado. No entanto, uma surpresa a aguarda…
Dir: ALBA MELIS
FRANÇA
breath taking
MOSTRA REALIZADORAS curta-metragem
Breath Taking explora as muitas facetas da respiração, isto é, respirar fundo para dissuadir o espectro da ansiedade, depressão e solidão; a terrível incapacidade de respirar; dando nosso último suspiro; e a beleza deslumbrante da natureza que nos dá consolo em tempos de angústia e tristeza profunda. Breath Taking foi inspirado na pandemia quando respirar se tornou um ato consciente. Também revelou a negligência legal e a negligência grave dos cidadãos mais velhos que estão internados em cuidados de longa duração. Nosso filme também é a história pessoal de uma esposa que cuida de seu marido moribundo e de sua dor.
Dir: phyllis whyte, sherry leblanc
canadá